Eu queria uma explicação para o que estou sentindo

soft castle by Joel Real

soft castle by Joel Real

Depois de ver as notícias matutinas, dei por mim sentindo um mal-estar estranho.

A revolta contra o que Israel está aprontando de novo em Gaza, a plausibilidade dos EUA estarem por trás da queda do avião repleto de cientistas pesquisadores da AIDS, seja por causa do lucro com a venda de armas para o conflito Ucrânia-Rússia, seja por influência da indústria farmacêutica no governo do país.

No Brasil, estamos expostos, a qualquer momento, a sermos presos por defender uma sociedade mais justa e igualitária, a sermos indiciados pelo crime de ‘humanismo’.

Minha própria vida pessoal tem tido altos e baixos de dar enjoo a qualquer frequentador de montanha russa.

Ao longo do mal-estar, lembrei de pedir orientação ao milenar oráculo “I Ching”. Está me ajudando a entender o atual momento pelo qual todos estamos passando. Eis a resposta:

CONDUTA
Hexagrama 10

“A situação é realmente difícil. O mais forte e o mais fraco encontram-se muito próximos um do outro”. Quando o fraco segue a trilha do forte e o provoca, se esta atitude se deu de forma alegre e inofensiva, então não há mal, o mais forte aceitará. Ao lidar com o que é insuportável, o mais sensato é manter a conduta com decoro. Pela gentileza se consegue sucesso até mesmo em tais circunstâncias. O hexagrama ensina que o reconhecimento dos próprios limites pode estimular a busca da perfeição, da integridade e do equilíbrio. Manter-se firme no justo meio e ocupar um lugar de força sem ser inconveniente representa um êxito feliz, uma grande glória.

Quando a quarta linha for móvel:

Alcançou-se a liberdade de escolha. Pode seguir o caminho da influência (o caminho dos heróis) ou o caminho da reclusão (o caminho dos sábios). Decida livremente de acordo com seus sentimentos e sua natureza, só assim encontrará o caminho que lhe corresponde, o caminho que será o certo e sem culpa.

Em movimento para: VERDADE INTERIOR (Hexagrama 61)

O que está em jogo é a sinceridade profunda e a confiança. Propicia-se a harmonia e a comunhão através de alegria e flexibilidade: grande confiança! Tal alegria deve ser desprovida de reservas ou segundas intenções, deve ser direta e atingir a todos. É favorável seguir em frente. Sempre tomando as medidas necessárias para concretizar os objetivos. Mantendo-se receptivo(a), livre de conceitos e expectativas que limitariam a criatividade. Mas confiança e verdade interior não querem dizer intimidade sem critérios, pois uma cumplicidade desonesta só levará a resultados desastrosos. Apenas quando as alianças se alicerçam na retidão e na firmeza os laços permanecem fortes o bastante para vencer as forças adversas. “A ligação sincera entre as pessoas depende de um contato interior; quando duas vontades estão unidas, haverá uma natural ressonância”. (Wu Jyh Cherng) “Seja cauteloso(a) em seus julgamentos e adie a condenação de pessoas à morte”. Busque a verdade penetrando nas mentes das pessoas com compreensão. Saber perdoar em tais circunstâncias pode se constituir na forma suprema de justiça, pois gera uma impressão moral tão forte que propicia a retificação da conduta. O perdão, concedido de modo apropriado e no momento oportuno, tem um profundo alcance humano e espiritual, pois liberta ambos os lados.

 

Anúncios

Sobre hilam

Ainda em processo de construção humana, mesmo com mais de 40 anos de idade...

Publicado em 20/07/2014, em Prosa e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: